Esta palavra tenta remar contra a correnteza dos shoppings lotados e prestações que começam no mês de dezembro. A primeira parte, “low”, vem do inglês que quer dizer “pouco, baixo”. A parte final tem a ver com um termo que conhecemos muito bem e que traz tanta ansiedade e falência às nossas famílias: o consumismo.

O importante hoje não é mais ter uma casa, uma máquina de lavar, uma geladeira recheada e um carro como era nos na década de 50 idealizado pelo consumo do sonho americano. Nem muito menos o consumo individual dos anos 80 ou consumo de coisas descartáveis dos anos 90. A época em que vivemos hoje nos instiga a ter o mais novo, a última geração, a atualização mais recente. Cada propaganda carrega uma mensagem: “Compre isto e seja mais feliz! ”

O “Lowsumerismo” é um movimento que está ganhando cada vez mais adeptos pelo mundo inteiro. Isso nada mais é do que o consumo consciente. É se perguntar antes de comprar: “Você realmente precisa disso? Comprando isso, você não está apenas pertencendo a um grupo ou afirmando sua personalidade? Você não está apenas sendo iludido pela propaganda? Você acha que essa compra prejudica o planeta”?

Resumindo, se o que eu preciso é só de um furo na parede, por que, então, a única opção é comprar uma furadeira que vai ficar guardada na gaveta o resto do ano? Se o que preciso é ir do ponto A para o ponto B, por que para isso eu tenho que ter meu carro próprio e deixá-lo 96% do seu tempo estacionado? Como pode a maior rede de hotéis do planeta, a Airbnb, não possuir nem um imóvel sequer? Como pode a maior frota de carros, Uber, não possuir nem um veículo em seu nome?

No mês em que o bom velhinho insiste que façamos listas de coisas que nos farão alegres, o Filho do Criador do universo nasce: nu, humilde, num curral, sem possuir nada. Mas a alegria que ele traz ao mundo não cabe em listas pois não temos vocabulário para descrever a alegria que sentimos quando ouvimos da chegada do Messias, o Salvador. E mais, essa alegria é de graça. Não precisa parcelar nem muito menos 60 dias pra pagar!

Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem. Lc 2.14

Otto Neitzel

Tags:

Comments are closed

Nossas redes:
Tesouraria

Para que possa executar sua missão e projetos sociais, a Comunidade da Cruz precisa de ofertas.

As ofertas para a Comunidade da Cruz podem ser feitas de diversas formas: Prato e envelope (cultos), Cartão, TED e PIX.

Clique aqui para informações mais detalhadas.

Informativo
Assista nossos cultos!
Cd “Cantai com Voz de Alegria”

Arquivos