Quando o pessoal de Jerusalém, na Festa dos Cinquenta dias, viu o alvoroço dos cristãos que, “cheios do Espírito Santo”, começaram a falar a respeito das grandes coisas que Deus fez através de seu filho Jesus Cristo, sua conclusão foi que estavam bêbados! Pedro se levantou e explicou: “Essas pessoas não estão bêbadas, como vocês estão pensando…  O que, de fato, está acontecendo é o que o profeta Joel disse: Nos últimos dias – diz Deus – derramarei o meu Espírito sobre todas as pessoas” (Atos 2.15-17).”

A descida do Espírito Santo no dia Pentecostes foi o cumprimento de uma promessa de Deus há muito anunciada. Pedro explica que esse espantoso acontecimento tinha sido previsto pelo profeta Joel (800 A.C.). O própria Salvador, antes de retornar ao céu, reforçou essa profecia ao prometer que enviaria o “Espírito da verdade” (João 16.12). Portanto, o pessoal não estava bêbado e sabia muito bem o que estava fazendo.

Ainda hoje se deve levar muito a sério o que os cristãos testemunharam nas ruas de Jerusalém naquele dia, pois a profecia está em andamento até chegar o fim dos tempos. Sem a ação do Espírito Santo continuaríamos inimigos de Deus, cegos e mortos espiritualmente (1 Coríntios 2.14).  Mas pela ação do Espírito Santo podemos confessar que Jesus é nosso Senhor.  Onde a Palavra de Deus é anunciada existe a promessa da presença do Espírito Santo para nos “chamar, iluminar e capacitar  com os seus dons” a fim de crermos no Salvador Jesus e vivermos em novidade de vida, praticando as obras do Espírito que, segundo a carta aos Gálatas são:  amor, alegria, paz, paciência, delicadeza, bondade, fidelidade, humildade, domínio próprio (Gl 5.22).

Podemos festejar com alegria a Festa de Pentecostes porque a promessa da vinda do Consolador se cumpre sempre que o Evangelho é anunciado nesse tempo de oportunidade para a salvação dada a todo o mundo através de Cristo.   A ação justificadora de Deus está aí, ao alcance do homem. Ele só precisa crer na Palavra que exige e cria a fé, pela ação do Espírito Santo.

Feliz Pentecostes!

Edgar Lemke

Comments are closed

Nossas redes:
Tesouraria

Para que possa executar sua missão e projetos sociais, a Comunidade da Cruz precisa de ofertas.

As ofertas para a Comunidade da Cruz podem ser feitas de diversas formas: Prato e envelope (cultos), Cartão, TED e PIX.

Clique aqui para informações mais detalhadas.

Informativo
Assista nossos cultos!
Cd “Cantai com Voz de Alegria”

Arquivos