Pais

Foi uma semana de intensos comerciais sugerindo presentes para os pais. Televisores de todos os tamanhos e especificações, celulares, notebooks e uma infinidade de novidades eletrônicas viraram combustível para incrementar as vendas. As mães em conferência com os filhos não tiveram dificuldade para alinhavar opções. Talvez o desafio seja os pais não perder o humor quando chegar a conta.

Os pais são bem mais importantes do que motivação para o comercio. Deus se deixou chamar de Pai duplamente: quando criou o Universo e quando enviou seu Filho Jesus para nos trazer de volta ao lar. Ele é o Pai dos órfãos (Salmo 68.5); Ele se compadece dos que o temem (Salmo 103.13); Ele é o Pai de misericórdias (2 Coríntios 1.3). Portanto, nossa tarefa de pai é trazer o céu para os filhos.

De acordo com Lutero uma maneira de trazer o céu aos filhos é não deixar passar despercebido o tempo bem-aventurado da graça de Deus. “Este é o tempo em que Deus mostra a sua bondade. Hoje é o dia de ser salvo” (2 Coríntios 6.2). O Reformador aconselha: “Aproveitem a Palavra de Deus e sua graça enquanto estão aí. É preciso saber que a Palavra de Deus e sua graça são como uma chuva de verão, que não volta ao lugar onde passou”.

Lutero, como educador, vai mais longe: “O próprio mandamento de Deus exige que os pais ensinem os filhos. Aliás, para que vivemos nós velhos senão para cuidar da juventude, ensiná-la e educá-la? É completamente impossível esperar que este povinho louco se eduque a si mesmo. Deus confiou-os a nós, os mais velhos e que sabemos por experiência o que serve para o bem deles”.

Somos incentivados a dar aos nossos filhos o melhor ensino e a melhor carreira profissional.  Temos que ter o mesmo empenho para lhes dar o melhor ensino bíblico como base espiritual. Aí, se os pais ainda podem ser chamados de chefe de família, cabe muito bem a orientação de Lutero. No Catecismo Menor, antes de cada parte (Mandamentos, Credo, Pai Nosso, Batismo, Ofício das Chaves e Santa Ceia) ele colocou no cabeçalho: COMO O CHEFE DE FAMÍLIA DEVE ENSINÁ-LO COM TODA A SIMPLICIDADE EM SUA CASA.

No mais, um presentinho no dia dos pais não é má ideia.

Edgar Lemke

Share and Enjoy !

0Shares
0 0

Deixe um comentário