Vinte e três de abril, Dia Internacional do Livro! O que torna os livros tão especiais? O que seria da história mundial sem eles? Livros coloridos e ilustrados com histórias que encantam as crianças e despertam nelas o gosto pela leitura, e livros com letras miúdas e compactas que relatam histórias tristes de violência, guerras e destruição. Livros que perpetuam a imagem de pessoas, fatos, ensinamentos, gostos, experiências… Pode mudar o formato. O livro de papel pode ceder espaço para o e-book, ou livro digital. Mas ele sempre será um livro, que encanta e instrui.

Deus também se utilizou do livro para se revelar às pessoas. Ou melhor, Deus se tornou um livro vivo! Mais ainda: Deus está presente no mundo e junto das pessoas, num livro. Deus continua falando ao coração humano, levando alegria, coragem, força, perdão e paz, através do livro Sagrado, que conhecemos como Escritura Sagrada, ou simplesmente, Bíblia! Você não acha isso extraordinário? No domingo da ressurreição Jesus, pessoalmente, tranquilizou seus discípulos assustados e medrosos, dando-lhes a paz. Hoje Ele ainda fala ao inquieto coração humano através do Livro Sagrado e continua dizendo: “Paz seja convosco” (João 20).

E as pessoas, o que elas buscam nos livros? Analisando a lista dos livros mais vendidos em nosso País no momento, podemos constatar que, entre muitos outros interesses, as pessoas buscam ajuda, orientação e fórmulas para serem bem-sucedidas na vida pessoal, familiar e profissional. Títulos de livros como Ansiedade, Foco, O que falta para você ser feliz, Casamento Blindado mostram isso. E o livro de Deus, será que ele atende estas necessidades humanas? Será que ele pode dar respostas diante das inquietações da vida?

Primeiramente precisamos entender e aceitar que o Livro Sagrado nos apresenta Jesus. O apóstolo João afirmou que nem tudo o que Jesus disse e fez, está escrito nesse Livro. Ele termina seu evangelho assim: “Há, porém, muitas outras coisas que Jesus fez. Se todas elas fossem relatadas uma por uma, creio eu que nem no mundo inteiro caberiam os livros que seriam escritos” (João 21.25). Contudo, o que está escrito tem a finalidade de nos mostrar o Salvador Jesus e o que ele fez pela humanidade, para que, crendo Nele, as pessoas tenham vida em seu nome e recebam tudo o que ele pode proporcionar.

Certamente, a leitura de bons livros nos auxilia muito na condução de nossa vida familiar e profissional. Mas não podemos desconsiderar a Palavra viva de Deus, Jesus, que quer falar-nos continuamente. O Livro de Deus nos torna sábios para a salvação pela fé em Jesus (2 Tm 3.15); mas também é útil para ensinar, repreender, corrigir e educar o ser humano, habilitando-o para uma vida útil e de boas obras (2 Tm 3.16-17); apresenta o segredo do matrimônio feliz (Êx 20.14 e Hb 13.4) e do bom relacionamento entre pais e filhos (Êx 20.12 e Ef 6.1-4); e contem a chave do sucesso (Js 1.7-8). Nosso desafio diário é exercitar nossa intimidade com nosso Deus e Salvador a partir do Livro Sagrado.

Amém!

Pr. Reinaldo M. Lüdke
Pastor da Comunidade Cristo, Porto Alegre

Categories:

Comments are closed

Nossas redes:
Tesouraria

Para que possa executar sua missão e projetos sociais, a Comunidade da Cruz precisa de ofertas.

As ofertas para a Comunidade da Cruz podem ser feitas de diversas formas: Prato e envelope (cultos), Cartão, TED e PIX.

Clique aqui para informações mais detalhadas.

Informativo
Assista nossos cultos!
Cd “Cantai com Voz de Alegria”

Arquivos