“Já vem perto o Natal, canta o verde pinhal. Há sons festivos no ar, vibram acordes no lar.” Está é a primeira estrofe de um dos hinos de Natal mais conhecidos do nosso hinário. Quem esteve nesta última quarta-feira na devoção de advento e depois saiu pelo bairro Petrópolis fazendo a serenata, teve a oportunidade de entoar esse cântico algumas vezes e, mais do que isso, pôde ver na prática que o hino traz verdades: o Natal de fato está perto e as pessoas sentem isso no ar.

Não é à toa que muitos vizinhos da congregação saíram em suas janelas e aplaudiram, acenaram e gritaram “feliz natal!” para os cantores itinerantes. O ponto interessante é que podemos supor que muitas destas pessoas sequer são cristãs. O que, então, as motiva a entrar no clima natalino? O que as leva a aplaudir um hino cristão?

Certamente a resposta é que natal é um momento lindo, mágico e contagiante que vai além das paredes da igreja. O sentimento que paira no ar é o de acolhimento. Temos vontade de acolher pessoas em nossas casas para a ceia de Natal, somos impelidos a acolher e ser gentil com vizinhos, amigos e até com desconhecidos. E por que isso tudo? A resposta é simples: o menino na manjedoura nos motiva a isso.

Jesus Cristo, mesmo sendo Deus, foi acolhido nos braços humildes de Maria. Foi enrolado em panos e aquecido naquele estábulo. Aquele que tem o poder para criar o universo, se submeteu a ser posto numa manjedoura. E agora, que tendo enfrentado tudo em nosso lugar (deixamos maiores detalhes para a Semana Santa, ok? Não percam!), nos motiva a amarmos o nosso próximo e a servirmos com humildade.

Mesmo quem não crê nisso, sabe que o Natal tem algo de especial, algo que vai além do marketing e dos comerciais da Coca-Cola. Eles só não sabem o que. Esse “a mais” é aquilo que somente os cristãos conhecem: a boa nova da salvação. Agora, não é bom que guardemos a notícia do menino Jesus só para nós. Vamos anunciá-la ao mundo! Ah, e se o “mundo” é muito longe, comecemos com nossos vizinhos e amigos, ok? Se não souber o que dizer, tente cantar ou declamar o hino 572.

Que Jesus, o Emanuel – Deus Conosco, abençoe vocês neste período de advento.

Jordan Gowert Madia

Tags:

Comments are closed

Nossas redes:
Tesouraria

Para que possa executar sua missão e projetos sociais, a Comunidade da Cruz precisa de ofertas.

As ofertas para a Comunidade da Cruz podem ser feitas de diversas formas: Prato e envelope (cultos), Cartão, TED e PIX.

Clique aqui para informações mais detalhadas.

Informativo
Assista nossos cultos!
Cd “Cantai com Voz de Alegria”

Arquivos