Leia em sua Bíblia: Marcos 9.14-29

Quem esteve no culto deste domingo, ouviu um texto bastante emblemático. Marcos nos conta a respeito de um menino que sofria muito por estar possuído de um demônio. O pior é que os discípulos não conseguiram expulsar este espírito maligno dele. Então, diante do fracasso dos discípulos e em sua angústia por ver o sofrimento do filho, o pai do menino interpela Jesus: “Senhor, se podes fazer alguma coisa, tenha compaixão de nós e ajude-nos”. Jesus respondeu: “’Se o Senhor pode?’ Tudo é possível ao que crê!”. “Eu creio! Ajuda-me na minha falta de fé”, disse o homem.

Acontece que este é uma narrativa com altos e baixos. O homem responde de maneira convicta que crê, mas como pode que, em seguida, ele aparentemente diga o contrário? Bem, a verdade é que esta é a vida do cristão: De altos e baixos em sua fé. Assim, ora estamos bem, confiantes e convictos, ora estamos do outro lado, pedindo ajuda para Deus em nossa falta de fé. E há momentos em que estamos tão lá embaixo que sequer conseguirmos pedir ajuda. Em outros, ainda, estamos tão magoados com Deus a ponto de o questionarmos e o culparmos por nossas dores.

É fato que a falta de fé venha, normalmente, diante do sofrimento, quando nos deparamos com doenças graves, com problemas e, principalmente, a morte… daí somos levados até o ponto mais baixo de nossa fé. E isto se reflete justamente no que o sofrimento simboliza: uma ruptura com a vontade de Deus! Nós não fomos criados para sofrer, para adoecer ou morrer. Fomos criados para estarmos em comunhão com Ele, lá no Éden. Porém, como bem sabemos, o pecado rasgou e rompeu essa relação de comunhão e, agora, temos de enfrentar todos esses males que nos atacam continuamente.

Só que Deus jamais deixaria a dor, a morte e o pecado vencerem esta história. É justamente por isso que Jesus veio ao mundo. Ele veio para reatar este relacionamento de confiança. Jesus sofreu a pior dor em nosso lugar, justamente para que o Pai nos estenda a mão quando estivermos lá no fundo do abismo do sofrimento. E, infelizmente, vamos cair neste fosso inúmeras vezes. O próprio Jesus afirmou “No mundo, vocês passam por aflições; mas tenham coragem: eu venci o mundo.” (Jo 16.33).

Mas, o mais importante nestas horas talvez seja lembrar de outras palavras de Cristo… aquelas que ele disse aos discípulos enquanto subia ao céu: “E eis que estou com vocês todos os dias até o fim dos tempos.” (Mt 28.20b). E, meus irmãos, quando Jesus diz “todos os dias”, são TODOS mesmo… não só os dias bons. Amém.

Jordan Gowert Madia

Comments are closed

Nossas redes:
Tesouraria

Para que possa executar sua missão e projetos sociais, a Comunidade da Cruz precisa de ofertas.

As ofertas para a Comunidade da Cruz podem ser feitas de diversas formas: Prato e envelope (cultos), Cartão, TED e PIX.

Clique aqui para informações mais detalhadas.

Informativo
Assista nossos cultos!
Cd “Cantai com Voz de Alegria”

Arquivos