Já ouviste uma frase do tipo: “arrependa-se somente do que não fez”? Frase bonita. Mas preocupante. Pois apesar dos alertas da saúde, muitos viveram assim os últimos dias… Como se o covid19 não existisse, não os atingisse, nem atingisse a outros. Hoje, o Rio Grande do Sul, ultrapassou os mil internados em UTI pela doença. Agora não adianta se arrepender. Criticar este ou aquele governo, reclamar do SUS, ou como disse um prefeito do estado vizinho: “nem ser bilionário; não vai ter leito”.

Pois é! Há coisas que não adianta se arrepender. As consequências ficam para si, e nesse caso, para outros que entram em contato com irresponsáveis em suas atitudes egoístas. Vide as festas clandestinas tipo uma interrompida noutro estado, onde um cantor foi preso. Depois chorou. Já está solto. Mas o estrago foi feito na vida de muitos. Por isso, nestes dias, tome todos os cuidados possíveis. Depois, não adianta se arrepender pelo que foi feito. O sofrimento virá para si e os outros.

Por outro lado, o arrependimento é tema deste tempo da Igreja, a Quaresma. O período de quarenta dias, iniciado na Quarta-Feira de Cinzas, trata disso: arrependimento e fé. Nela somos convidados a mergulhar em nós mesmos. Não sozinhos, para não nos enganarmos. Mas acompanhados de Deus e sua Palavra. Para um profundo exame de consciência diante de Deus e da sua Lei. E ver, infelizmente, quantas vezes se agiu erroneamente. Isso exige arrependimento. Pois, devido a nossa dureza de coração, pecamos por pensamentos, palavras, ações e omissões. Nestes dois últimos aspectos nos perdemos facilmente na questão do covid. Só que diferentemente dessa doença, o pecado não sara por meio de vacina, ou entubação. Exige um tratamento muito mais forte. De impacto. Capaz de destruir o pecado nas suas mais variadas “cepas”. Exige tratamento de sangue.

Para isso Jesus veio. Marcos, o evangelista, apresenta toda força da ação curativa do sangue de Cristo. Jesus chama pessoas que se arrependam e creiam no Evangelho. Evangelho? Sim, a boa notícia de que diante de Deus o arrependimento adianta. Porque Jesus veio ao mundo dar a sua vida em resgate por muitos(Mc 10:45). De modo que ao derramar seu sangue na cruz pagou os pecados daqueles que se arrependem e crêem. Trazendo assim, o único tratamento para o pecado do mundo inteiro, em suas mais variadas formas. Ressuscitando no terceiro dia trazendo esperança e vida.

Para o covid, ainda há um grande caminho a percorrer até voltarmos a um novo normal. Para o pecado, o imunizante está aí. Jesus e seu sangue derramado em nosso favor. Portanto, na Quaresma ou em qualquer tempo, ouçamos Jesus dizer: arrependam-se e creiam no Evangelho. A boa notícia de que ele deu a sua vida por nós. Amém.

  • Boa semana. Tomem os cuidados recomendados pelo pessoal da Saúde. Não se apegue em falas sem fundamento. E cuidem dos seus semelhantes. Orem pela vacina para todos e bom senso de todos no viver diário. Bem como, pelos profissionais de saúde, já cansados dos descasos que colocam muitos em suas mãos.

Pr. José Daniel Steimetz

Comments are closed

Nossas redes:
Tesouraria

Para que possa executar sua missão e projetos sociais, a Comunidade da Cruz precisa de ofertas.

As ofertas para a Comunidade da Cruz podem ser feitas de diversas formas: Prato e envelope (cultos), Cartão, TED e PIX.

Clique aqui para informações mais detalhadas.

Informativo
Assista nossos cultos!
Cd “Cantai com Voz de Alegria”

Arquivos