Durante esse tempo de Epifania, lemos muitos relatos de Jesus dando mostras de que é verdadeiro Deus por meio de curas e exorcismos. Quem esteve presente no último culto ouviu na leitura do Evangelho de Lucas 4 como Jesus tirou a febre da sogra de Pedro e expulsou o demônio de um homem na sinagoga. Nesse mesmo domingo, a leitura do Antigo Testamento era aquela em que Deus toca os lábios de Jeremias para ele começar a profetizar. Jeremias estava cheio de desculpas para não fazer isso!

Deus não quis nem saber dos lamentos de Jeremias e por isso lhe coloca a palavra no seu coração e toca sua boca. Por outro lado, Jesus, na leitura do Evangelho, manda o demônio calar a boca e o expulsa de um homem na sinagoga. Essas duas situações, de certa forma, também aconteceram conosco no dia do nosso batismo.

Na cerimônia do batismo o pastor pergunta aos pais e padrinhos para que respondam em nome da criança: Renuncias o diabo e todas as suas obras e todo o seu procedimento? Renunciar tem a ver com negar, recusar, abdicar, deixar pra lá. E logo depois dessa parte, com água e em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, nós então passamos a ser acolhidos, aceitos, admitidos na família de Cristo.

Se Jeremias teve seus lábios tocados para profetizar e pregar arrependimento ao povo de Israel, hoje nós, povo batizados, também somos tocados pela Palavra e Sacramentos e temos a missão de ir, portanto, e fazer discípulos de todas a nações batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espirito Santo.

As desculpas para não fazer isso vão vir e serão muitas. Jeremias foi um cara cheio de desculpas, mas nós podemos ter a certeza que Jesus não vai nos desamparar assim como Deus também não desamparou a seu servo Jeremias. Deus Espírito Santo vai calar a boca de quem deve ser calado, vai tirar nossa preguiça e nos dar a palavra certa na hora que precisarmos.

Pois como Pedro mesmo escreve: Estejam sempre prontos para responder a qualquer pessoa que pedir que expliquem a esperança que vocês têm. 1 Pe 3.15.

Jesus estava todos os sábados ensinando na sinagoga e foi exatamente lá que o homem foi curado. Existe maneira melhor de estar curado e preparado para responder sobre a nossa esperança do que estando na casa de Deus?

Otto Neitzel

Comments are closed

Nossas redes:
Tesouraria

Para que possa executar sua missão e projetos sociais, a Comunidade da Cruz precisa de ofertas.

As ofertas para a Comunidade da Cruz podem ser feitas de diversas formas: Prato e envelope (cultos), Cartão, TED e PIX.

Clique aqui para informações mais detalhadas.

Informativo
Assista nossos cultos!
Cd “Cantai com Voz de Alegria”

Arquivos