Estamos fechando o mês de setembro, período de comemorações, dentre elas, as comemorações Farroupilhas. No meio tradicionalista o destaque foi uma mulher, uma mãe, uma líder, uma heroína de dois mundos: Anita Garibaldi. Foi comemorado o bicentenário do seu nascimento. Essa mulher, que viveu apenas vinte oito anos, fez história e deixou seu legado entre nós, sendo lembrada no Brasil e na Itália*. Fez-se notável enquanto mãe, mulher e lutadora por seus ideais em favor de um mundo melhor. Apesar disso, sua história é pouco conhecida.

Creio que podemos fazer um paralelo com nossas heroínas atuais. Mulheres, mães e líderes de nossos tempos. Dentro e fora da Igreja temos muitas “Anitas”, que por vezes passam despercebidas também. Podemos e precisamos observar seus exemplos de fé e vida. Pois, do seu jeito, hoje, também lutam por um mundo melhor. Vemos isso particularmente em nossas famílias, nos nossos Departamentos de Servas, Diretorias, e vários outros trabalhos na Igreja e fora dela. Graças a Deus por isso. Faz bem conhecer suas histórias. Elas integram os nossos caminhos.

Também temos as pouco ou mesmo desconhecidas “Anitas” da Bíblia a começar por Eva, passando por Sara, Miriã, Raabe, Débora, Ester, Maria, Dorcas, Eunice, Lóide e tantas outras. É uma pena. Perdemos de crescer com elas. Mas podemos e precisamos fazer diferente, resgatando suas histórias, conhecendo e valorizando-as. Tirando do seu exemplo de fé e vida, orientações para os nossos caminhos.

Entre a Anita – heroína de dois mundos, as mulheres da Bíblia e as “Anitas” dos nossos dias há muita semelhança. São mulheres cidadãs de dois mundos. De Anita, não posso comentar sua fé, pois desconheço detalhes. Mas fez história em dois mundos: Brasil e Itália. Já quanto às demais “Anitas”, podemos colocá-las como cidadãs deste mundo e do Celeste, pela fé em Jesus Cristo.

Pela fé elas enfrentam suas lutas, dramas e perspectivas. Realizam-se em sua vida de fé, família e impactam assim a sociedade atual. Cabe a nós observar suas vidas e fé. E inspirados por elas, seguirmos com elas o caminho que leva à vida eterna. Jesus Cristo é este caminho, a verdade e a vida para todos nós em nossos caminhos e descaminhos.

Abençoada semana.

Pr. José Daniel Steimetz

  • Para detalhes, veja a mensagem do Pr Nereu Haag, no Culto Crioulo, da CEL da Paz-Morro da Cruz/Piquete Cavalo Tostado, in: https://www.facebook.com/abraaoborges.borges/videos/4314496321967243 .

Tags:

Comments are closed

Nossas redes:
Tesouraria

Para que possa executar sua missão e projetos sociais, a Comunidade da Cruz precisa de ofertas.

As ofertas para a Comunidade da Cruz podem ser feitas de diversas formas: Prato e envelope (cultos), Cartão, TED e PIX.

Clique aqui para informações mais detalhadas.

Informativo
Assista nossos cultos!
Cd “Cantai com Voz de Alegria”

Arquivos