Jesus diz: Venham a mim, todos vocês que estão cansados e sobrecarregados, e eu os aliviarei.” Mateus 11.28

            Não uso esse título pensando na festividade da Independência, no tradicional Acampamento Farroupilha que os gaúchos fazem em Porto Alegre, ou na Primavera que se inicia em 20 de setembro. Estou pensando no dia 10 deste mês que é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, com campanha anual para se falar desse tema tabu, o suicídio. Amarelo indica atenção. Então, setembro é um mês dedicado a se dar atenção a esta difícil situação que atinge a sociedade e igreja e causa muita dor.

            As causas para o suicídio são variadas, doloridas e perversas. Envolvem dificuldades com auto aceitação, bullyng, questões financeiras, violência doméstica e abusos que levam a depressão e, por fim, ao ato de tirar a própria vida. E, claro, também questões de fé. Mas contrariamente ao que se pensava tempos atrás, a depressão e o suicídio não são causados necessariamente por falta de fé. É doença mesmo. E precisamos nos dar conta disso, a fim de evitar o sofrimento que ele provoca.

            Mas também é verdade que a fé ajuda a prevenir as causas que levam ao suicídio. Quando nos damos conta, por exemplo, de que somos criação de Deus, então podemos melhorar nossa autoestima e perceber quão preciosos somos. Quando nos damos conta de que somos realmente pecadores, e mesmo assim, amados por nosso Deus, podemos nos sentir amados a tal ponto, que desamores ou dificuldades, muitas delas acontecendo no seio da família, não vão impedir nossa felicidade. E produz o sentimento de que temos valor. Quando percebemos que ao invés de nos sentirmos mal por nos julgarmos “um lixo” somos, na verdade, sede e templo do Espírito Santo, então, podemos nos sentir tão aptos e capazes a vencer as dificuldades que nos colocam para baixo, porque pela fé em Jesus Deus nos coloca para cima.

            Então setembrou! Falemos sobre esse assunto tabu. Olhando para Deus e seu amor que nos faz importantes, amados e aptos para enfrentar as dificuldades que a vida nos impõe. E quando fracos lembremos do convite de Jesus:Venham a mim, todos vocês que estão cansados e sobrecarregados, e eu os aliviarei.”. E valorize-se. Busque orientação profissional. Reconheça-se amado por Deus. Ame-se. E tenha abençoada semana.

Pr José Daniel Steimetz

Tags:

Comments are closed

Nossas redes:
Tesouraria

Para que possa executar sua missão e projetos sociais, a Comunidade da Cruz precisa de ofertas.

As ofertas para a Comunidade da Cruz podem ser feitas de diversas formas: Prato e envelope (cultos), Cartão, TED e PIX.

Clique aqui para informações mais detalhadas.

Informativo
Assista nossos cultos!
Cd “Cantai com Voz de Alegria”

Arquivos