• Quem saiu? Por que saiu? Nossa!!! Eu não acredito! – Espanto, surpresa, dúvida.
  • Será que foi porque eu disse aquilo? – Culpa.
  • Ainda bem! Assim melhora o grupo. – Alívio.
  • Que pena! Que dó! – Tristeza.
  • Estava na hora mesmo. Eu não aguentava mais! – Ira.
  • E daí?! A vida segue! – Indiferença.

Quantos outros sentimentos a simples frase “Fulano saiu do grupo” pode atiçar? Se já é complicado discutir política, futebol e religião imagina discutir isso em um fórum onde se enxerga apenas letras e ícones.

A comunicação do ser humano é muito complexa e cheia e variáveis: oral, escrita, audiovisual, não verbal, pelo olhar, mímica, gestos, postura, simbólica, tátil, por sinais, ações, química… Me diz uma empresa, uma família ou organização que não tem que sempre melhorar sua comunicação.

Nós fazemos cursos, estudamos gramática e línguas estrangeiras, libras, cursos de escrita criativa para aprender a nos comunicarmos, mas você já fez um curso para aprender a ouvir? A de fato ouvir com o coração?

Uma pessoa que sai de um grupo tem algo a dizer antes de sair. Milhões de sentimentos estão em conflito no seu coração e a única coisa que conseguimos enxergar em uma rede social são, novamente, letras e ícones que não nos ajudam em nada a ouvir com o coração. É quase que ler a parede do homem das cavernas.

O Bom Pastor ouve com o coração o “bééé” da sua ovelha. Ele entende o que aquela ovelha sente. Ele sabe porque ela resolveu sair do grupo e se aventurar em pastos distantes. Ele sabe o que a fez cair em um poço profundo.

Quando nascemos nós somos automaticamente adicionados ao grupo dos vivos deste mundo. Quando somos batizados somos adicionados ao grupo dos vivos espirituais. É uma benção poder participar desse grupo. Nossa tendência vai ser sempre querer sair. Não podemos nos esquecer que fomos adicionados pelo próprio Jesus e ele, somente ele, é o administrador desse grupo. E mais! É um privilégio ter um ambiente físico para nos reunir, nos abraçar, nos perdoar, partir do mesmo pão e do mesmo cálice, ver os gestos, o olhar, sentir o toque do nosso irmão. Que Deus Espírito abra nossos corações para ouvirmos com empatia e amor o “bééé” das nossas colegas ovelhas!

“A igreja não se resume um grupo de WhatsApp!”

Otto Neitzel

*Importante: Queremos fazer um mural com fotos de todos os nossos membros e atualizar o nosso cadastro. Nesse mês da reconsagração, pedimos que vocês enviem um e-mail para [email protected] com uma foto do seu rosto (aproveitem pra mandar também do marido, esposa, filhos, avós… fotos individuais) com a frase “Eu me reconsagro a Deus!”

Tags:

Comments are closed

Nossas redes:
Tesouraria

Para que possa executar sua missão e projetos sociais, a Comunidade da Cruz precisa de ofertas.

As ofertas para a Comunidade da Cruz podem ser feitas de diversas formas: Prato e envelope (cultos), Cartão, TED e PIX.

Clique aqui para informações mais detalhadas.

Informativo
Assista nossos cultos!
Cd “Cantai com Voz de Alegria”

Arquivos