Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convém. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas. 1 Co 6.12

Muito se falou de decoro e da falta dele nesta semana. E sempre que há falta de decoro, pessoas sofrem. Pessoas passam vergonha e envergonham outros. Concluir por estas conseqüências é muito mais que “mimimi”. E quando acontece no campo político, todos sofrem, a nação sofre. Afinal, nossos representantes nas instâncias governamentais devem primar pelo decoro, pelo zelo das/nas suas ações e palavras.

Mesmo sendo uma palavra muito usada no campo político, é útil observá-la no dia-a-dia cristão. Dentre as suas definições temos (*)

  1. respeito pelas normas de convivência, pelas boas maneiras; decência; compostura.
  2. Honestidade; integridade; dignidade.
  3. pudor no agir e no falar; recato…
    E vem do latim decōru- «que convém; que fica bem».

Logo, diante do que temos para os dias ditos “festivos” que vem por aí, mais do que dizer sim ou não a participação do Cristão nesta “festa” brasileira, cabe lembrar o “decoro cristão”. Para quem tudo é lícito, mas nem tudo convém, conforme orienta o apóstolo Paulo.

Que cada um analise o que fará nos próximos dias à luz dos mandamentos. Considere o fato de ser cristão e que tem um decoro a zelar. E veja como vai “desempenhar o papel de pai, mãe, filho, filha, patrão, empregado; se será desobediente, infiel, negligente, irado, devasso/desregrado, briguento; se fará mal a alguém com suas palavras ou ações; se roubará, descuidará ou cometerá algum dano.” (**)

Sempre é bom lembrar que a quebra do decoro na política pode levar a perda do mandato. E a quebra do decoro cristão à perda da vida eterna. A única quebra de decoro que soluciona a nossa, é a Cristo. Quebrou o decoro do seu tempo para mostrar seu amor aos pecadores, a mim e a você. Seu amor superou todo e qualquer protocolo de decoro e boas práticas. E amou-nos até o fim. Até a morte de cruz.

Abençoada semana.

Pr José Daniel Steimetz

(*) https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/decoro , acesso em 20/02/2020.
**) Adp. Do ofício das chaves, Catecismo Menor – Crescendo em Cristo, 18ª Ed. Editora Concórdia, p.20.

Comments are closed

Nossas redes:
Tesouraria

Para que possa executar sua missão e projetos sociais, a Comunidade da Cruz precisa de ofertas.

As ofertas para a Comunidade da Cruz podem ser feitas de diversas formas: Prato e envelope (cultos), Cartão, TED e PIX.

Clique aqui para informações mais detalhadas.

Informativo
Assista nossos cultos!
Cd “Cantai com Voz de Alegria”

Arquivos