Auréola é uma coroa luminosa em forma de aro ou disco, que circunda a cabeça dos santos. Estas coroas luminosas sobre os santos aparecem muito em pinturas antigas, pairando sobre aqueles que os pintores julgavam santos. Na verdade ela é apenas uma representação de fé, de vida piedosa, de entrega total a Deus. Assim sendo, podemos afirmar, sem sermos místicos, que todos nós que cremos em Jesus como nosso salvador temos uma auréola sobre nossa cabeça. Ela não é visível, mas existe! Esta auréola, não se pinta, não se compra. Ela não existe no mercado de bens duráveis. Não tem como emprestar de alguém. Ela nos é dada gratuitamente e colocada ali não por nossas mãos, mas por Deus. Quando, por um ato jurídico no tribunal divino, somos declarados justos (Rm 1.17), ela “aparece” sobre nossa cabeça.

O que ela nos quer dizer ou lembrar ou assegurar? Ela nos diz: Você é santo, logo viva como tal (Rm 12.1). Ela nos lembra de que podemos confiar na presença divina em nossa vida, diariamente (Mt 28.20). Ela nos assegura que nada pode nos separar do amor de Deus em Cristo Jesus (Rm 8.38,39). Mesmo assim, é oportuno perguntar como está a sua auréola? Está bem ajustada? Está um pouco solta? Pode cair? A auréola de Pedro caiu: “Então, ele começou a praguejar e a jurar: Não conheço esse homem! E o galo cantou.” (Mt 26.74) O penetrante olhar de Jesus leva Pedro a chorar arrependido e sua auréola volta.

A sua auréola está um pouco pálida, preocupada com as solicitudes da vida? “Por isso eu vos digo (disse Jesus): Não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer, nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Porque a vida é mais que o alimento, e o corpo, mais do que a veste. (Lc 12.22,23) A sua auréola está com um pouco de ferrugem nas bordas? “Não acumuleis para vos outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem, corrói, mas no céu. (Mt 6.19) Sua auréola está perdendo o brilho? “Para os teus mandamentos, que amo, levantarei as mãos e meditarei nos teus decretos” (Sl 119.48). Sua auréola está com cara de cara ou coroa? “O amor ao dinheiro é a raiz de todos os males; e alguns nessa cobiça se desviaram da fé.” (1Tm 6.10) Não repare nas outras auréolas, eventualmente mais bonitas ou, na sua opinião, com defeitos. “Por que vês tu o argueiro no olho de teu irmão, porém não repares na trave que está no teu próprio?” (Lc 6.41) “Se vivemos no Espírito, andemos no Espírito” (Gl 5.25)

Acredite, pela imensurável graça divina, pelo mistério da fé, em vida plena “já não somos estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus, edificados sobre o fundamente dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Jesus Cristo, a pedra angular”. (Ef 2.19,20). Que bela auréola!

Guido Ruben Goerl
Pastor Emérito da IELB

Comments are closed

Nossas redes:
Tesouraria

Para que possa executar sua missão e projetos sociais, a Comunidade da Cruz precisa de ofertas.

As ofertas para a Comunidade da Cruz podem ser feitas de diversas formas: Prato e envelope (cultos), Cartão, TED e PIX.

Clique aqui para informações mais detalhadas.

Informativo
Assista nossos cultos!
Cd “Cantai com Voz de Alegria”

Arquivos