No mês em que queremos estudar o Sola Fide, Somente por fé, não temos como fugir daquilo que diz em Tiago 2.36: Porque, assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta.

No encontro de Lideranças e Diretoria para planejamento das ações da nossa comunidade, muito se falou na palavra “Protagonista” – do grego prótos, primeiro, e agonistès, ator, lutador. A palavra “agonia” está aí implícita, uma vez que o protagonista é aquele que sofre, disputa, combate, se expõe.

Nós sabemos muito bem que o protagonista das nossas vidas é Cristo, o autor e consumador da nossa fé (Hebreus 12.2). Sabemos, também, que nossa vida, daqui para frente, é uma vida de serviço à humanidade. Afinal de contas, nós amamos, porque Ele nos amou primeiro (1 João 4.19).

Se pularmos o terceiro parágrafo desta devoção, tudo o que fazemos com nossas vidas não tem importância alguma. Da mesma forma, se pararmos de ler esta devoção no terceiro parágrafo, as palavras lá do começo de Tiago 2.36 nos acertam em cheio como um tapa de luva.

Servir não é questão de opção e sim de vocação. Servir é fé ativa no amor. Lutero já dizia: “Todo crente tem uma vocação na vida porque tem uma posição e, nesta posição, ele encontra sempre oportunidades de servir”… seja no trabalho ou no lazer, em particular ou na família, na sociedade ou na igreja.

Logo, precisamos cada vez mais de protagonistas cristãos. Se você não está envolvido em algum serviço, qual desculpa tem usado?

Abraão era velho, Jacó era inseguro, Lia não era bela, José foi maltratado, Moisés gaguejava, Gideão era pobre, Sansão era co-dependente, Raabe era imoral, Davi teve uma amante e todo tipo de problema familiar, Elias tinha tendências suicidas, Jeremias era depressivo, Jonas era relutante, Noemi era viúva, João Batista era excêntrico (por falta de outro termo), Pedro era impulsivo e temperamental, Marta se preocupava demais, a mulher samaritana teve vários casamentos fracassados, Zaqueu era indesejado, Tomé tinha dúvidas, Paulo tinha saúde fraca e Timóteo era tímido. Aí está uma boa variedade de desajustes, mas Deus usou cada um deles a seu serviço. Ele também usará você, se deixar de dar desculpas. (Rick Warren, 2003)

Pois foi Deus quem nos fez o que somos agora; em nossa união com Cristo Jesus, ele nos criou para que fizéssemos as boas obras que ele já havia preparado para nós. Efésios 2.10.

Otto Neitzel

Comments are closed

Nossas redes:
Tesouraria

Para que possa executar sua missão e projetos sociais, a Comunidade da Cruz precisa de ofertas.

As ofertas para a Comunidade da Cruz podem ser feitas de diversas formas: Prato e envelope (cultos), Cartão, TED e PIX.

Clique aqui para informações mais detalhadas.

Informativo
Assista nossos cultos!
Cd “Cantai com Voz de Alegria”

Arquivos