Que pergunta macabra é essa? Eu não gosto nem de pensar nessas coisas!

É uma pergunta estranha mesmo e sim, tem gente que não gosta de pensar nem um pouco nisso. Certamente vão escrever coisas bonitas, pensamos nós. Afinal de contas, ninguém fala de defeitos em velório. A pergunta dessa devoção nos incomoda. Nos faz pensar sobre quais palavras, quais adjetivos, as pessoas vão usar para resumir a nossa jornada aqui na terra?

Jesus não teve velório. Não ganhou discurso, nem elogios de corpo presente, ou depoimentos e nem muito menos uma lápide. A única coisa que chega perto disso foi a plaquinha sobre sua cruz que, ironicamente, dizia “Rei dos Judeus”.

Creio eu que, se Jesus tivesse tido uma lápide, certamente faltaria espaço para colocar todos os seus títulos. Por isso temos a bíblia: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz, Rei dos Reis, Senhor dos Senhores, Pedra Angular, Filho do Homem, Luz do Mundo, Alfa e Ômega, Emanuel, Pão da Vida, Noivo, Redentor, Cristo, Bom Pastor, Sumo Sacerdote, Cordeiro de Deus, Rocha Eterna, Salvador, O Caminho, A Verdade, A Vida etc etc etc…

O ano 2018 da igreja terminou fim de semana passado. Tivemos o último domingo do ano eclesiástico e já estamos entrando em dezembro e logo o ano civil também termina. Que palavras podemos usar para resumir esse ano que passou? O que você escreveria na lápide de 2018? Como foi o seu ano eclesiástico?

Assim como um ano termina, outro ano também começa. É Advento! O Messias está chegando! Nas ruas o povo grita “Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas maiores alturas!” Na igreja o povo canta “Ó vem, ó vem, Emanuel!, Ide consolai meu povo…”

Quem sabe, não terminamos o ano da igreja como gostaríamos de ter terminado. Quem sabe, os adjetivos que descrevem nossa relação com a Palavra e Sacramentos nesse ano que passou não são belos adjetivos. Por isso o tempo de Advento tem um sabor todo especial. É um tempo de esperança! De recomeço. Não precisamos lamentar, vamos olhar pra frente! O menino Jesus vem logo e traz consigo perdão e um novo sentido para esse ano que se inicia.

E aí, o que você vai escrever na lápide de 2019?

Otto Neitzel

Tags:

Comments are closed

Nossas redes:
Tesouraria

Para que possa executar sua missão e projetos sociais, a Comunidade da Cruz precisa de ofertas.

As ofertas para a Comunidade da Cruz podem ser feitas de diversas formas: Prato e envelope (cultos), Cartão, TED e PIX.

Clique aqui para informações mais detalhadas.

Informativo
Assista nossos cultos!
Cd “Cantai com Voz de Alegria”

Arquivos