Texto:  Assim como o Pai é a fonte da vida, assim também fez o Filho ser a fonte da vida. (João 5.26).

É relativamente fácil constatar que a vida é um presente. A decisão mais importante da nossa existência aconteceu fora de nós, sem a nossa vontade, sem a nossa concordância, sem a nossa colaboração. Sobre esse ponto chega a haver unanimidade de pensamento.

A questão se complica quando surge a pergunta: a vida é presente de quem? Da natureza ou de Deus? A ciência busca essa resposta através da investigação e para isso investe fortunas, realiza pesquisas, faz viagens espaciais. A Bíblia inicia seus escritos com uma revelação surpreendente: “No começo Deus criou os céus e a terra” (Gn 1.1). E no sexto dia da criação Deus decide: “Agora vamos fazer os seres humanos” (Gn 1.27).

Quando Jesus está numa discussão acalorada com os líderes religiosos do seu tempo que não engoliram sua afirmação de que “Deus era o seu próprio Pai, fazendo-se assim igual a Deus” (João 5.18), ele defendeu sua autoridade: “Assim como o Pai é a fonte da vida, assim também fez o Filho ser a fonte da vida”.

Deus é a fonte da vida! Por isso afirmamos no Credo Apostólico: “Creio em Deus Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra”. Estar com Deus é estar ligado à fonte da vida. Viver à distância dele é estar no domínio da morte. Foi o que aconteceu com o ser humano desde o pecado de Adão.

Então Deus, como a fonte da vida, entra no território da morte para redimir o ser humano e lhe dar plena vida em Cristo. Por isso ele “também fez o Filho ser a fonte da vida”. Como fonte da vida, Deus que cria o mundo é o mesmo que redime o mundo. E “por estarmos unidos com Cristo, Deus nos ressuscitou com ele para reinarmos com ele no mundo celestial” (Ef 2.6).

A vida é o presente mais valioso que ganhamos. Nossa ideia é aproveitar e alongar sua duração o mais que podemos: alimentação adequada, exercícios físicos, férias, descanso – tudo é muito proveitoso. Porém, mesmo que se encontre a tão sonhada fonte da juventude, isso não resolve o sentido verdadeiro de nossa vida! Esse se encontra somente na Fonte da Vida!

Edgar Lemke

Comments are closed

Nossas redes:
Tesouraria

Para que possa executar sua missão e projetos sociais, a Comunidade da Cruz precisa de ofertas.

As ofertas para a Comunidade da Cruz podem ser feitas de diversas formas: Prato e envelope (cultos), Cartão, TED e PIX.

Clique aqui para informações mais detalhadas.

Informativo
Assista nossos cultos!
Cd “Cantai com Voz de Alegria”

Arquivos