Nesse domingo (09/12) vamos festejar os 85 anos da Comunidade Da CRUZ.  Como a maioria dos congregados da Cruz não é mais originária da própria congregação, mas ingressou nela por transferência e profissão de fé, é importante recordar os caminhos de Deus para a origem e crescimento de nossa congregação. Particularmente, fiquei impressionado com a maneira de Deus atender a um pedido anônimo para a sua formação.  É muito importante que as gerações mais jovens conheçam um pouco da sua história e valorizem as pessoas que foram instrumentos de Deus para o Evangelho chegar até nós.

No dia 19 de março de 1967 aconteceu a dedicação de nosso templo num culto festivo e no folheto dessa celebração consta uma história bem bonita.

 “O primeiro culto em Petrópolis foi realizado a 10 de dezembro de 1933, pelo reverendo Dr. Walter Kunstmann.  A causa determinante do início deste trabalho, foi o pedido de uma senhora, que, após o Culto de Finados, realizado no cemitério Luterano de Porto Alegre, solicitou que se realizassem cultos na casa de luteranos no Bairro Petrópolis.  Como o Dr. Walter Kunstmann, acompanhado do professor Otto Mager, não encontrasse o endereço indicado, solicitaram a ajuda da sra. Elfriede Klink e de outras pessoas já filiadas à Igreja Cristo, do 4o. distrito. Mas não foi possível localizar a solicitante. Começou-se então a dar cultos mensalmente num salão à avenida Montenegro, 242, no Salão Zang.  Em seguida foi alugada uma casa na avenida Bagé, onde em março de 1934 começou a funcionar uma filial do Colégio Concórdia, chamada Escola Concórdia, a qual encerrou suas atividades em 1939. Da avenida Bagé, a Capela e a Escola se mudaram para a avenida Protásio Alves, 765, onde ficaram até dezembro de 1936.  Em 1936 foi construída a Capela de madeira na rua Caju, 105, que por ocasião da mudança para a avenida João Obino (então Guaracy), 110, foi cordata em quatro partes e levada de caminhão ao local onde hoje é sua sede. A Comunidade inicialmente era uma filial da Comunidade Evangélica Luterana Cristo, tornando-se independente em 1950, sendo pastor o reverendo Martim Carlos Warth, recebendo o nome de Comunidade Evangélica Luterana da Cruz”.

Como forma de gratidão a Deus pelos 85 anos dessa Comunidade, que nos alimenta com a Palavra,  nos estende o perdão adquirido por Jesus e reforça nossa esperança de vida plena, nos colocamos como seus instrumentos para que as gerações futuras sejam guiadas pela Palavra da Vida que os nossos antepassados nos legaram.

  Edgar Lemke

Tags:

Comments are closed

Nossas redes:
Tesouraria

Para que possa executar sua missão e projetos sociais, a Comunidade da Cruz precisa de ofertas.

As ofertas para a Comunidade da Cruz podem ser feitas de diversas formas: Prato e envelope (cultos), Cartão, TED e PIX.

Clique aqui para informações mais detalhadas.

Informativo
Assista nossos cultos!
Cd “Cantai com Voz de Alegria”

Arquivos